domingo, 4 de março de 2012

a classificação


a classificação

quando fazemos conjuntos 
estamos a classificar (pertente/não pertence ao conjunto em função 
das suas propriedades).
Esta semana experimentámos fazer classificações com a ajuda 
de umas tampinhas que temos na área da matemática.






depois de classificarmos 
as tampas (por cores iguais) registámos.










um pouco mais acerca do que é a Classificação:

No que diz respeito à classificação, para que saiba classificar, 
é necessário que a criança seja capaz de incluir um objecto num determinado conjunto, 
tendo em conta determinadas propriedades.  
Para que isso aconteça, a criança tem de conseguir identificar propriedades
nos objectos que a rodeiam. É essencial que tome consciência de que, 
por vezes, é possível classificar de diferentes formas, de acordo com as propriedades.
A classificação é fundamental para a formação de conjuntos, ou seja, no agrupamento 
de objectos de acordo com um critério como por exemplo a cor, a forma, a utilidade, 
reconhecendo assim semelhanças e diferenças de modo a estabelecer relações 
de pertença entre diferentes objectos e as propriedades identificadas.
As crianças reconhecem e discriminam de forma espontânea pequenos números 
de objectos. Com efeito, classificar o ambiente que a rodeia é algo que aprende
 a fazer desde que nasce, pois todos os sistemas culturais, de várias maneiras, segmentam o mundo em categorias de objectos e de pessoas.
Na verdade, classificam o mundo tendo em conta o modo como o interpretam 
e estas classificações, partilhadas entre os seus membros, são transmitidas às crianças. 
No fundo, classificar faz parte da socialização da criança e da sua aprendizagem cultural.




Sem comentários:

Enviar um comentário