segunda-feira, 25 de março de 2013

a visita da Enfermeira Cristiana (mãe da Sara)

apareceu na nossa sala um apelo aos pais, para quem se quiser registar com dador de medula óssea, pois é preciso encontrar um dador de medula óssea compativel com uma criança (Rodrigo) que está doente e  precisa de fazer um transplante.

tantas palavras novas...transplante...dador...medula óssea, o que é isso? foi  a primeira pergunta que quase todos fizeram quando a Cristina acabou de ler. 
A Medula óssea é quase como uma grande fábrica de sangue que temos no nosso corpo, mas queríamos  saber mais...
O Álvaro que há muito tempo vinha a querer fazer um projeto sobre o corpo humano, disse que ia fazer um projeto sobre a Medula, a Rita quis ajudá-lo.
depois lembramo-nos de convidar a mãe da sara Firmino que é Enfermeira e que já se tinha disponibilizado para nos ajudar quando fosse necessário.
E assim foi, a Sara fez um convite para a Mãe e recebemo-la na nossa sala.
a Mãe da Sara quis perceber o que queriamos sabera cerca da medula e o que já sabíamos.

depois explicou-nos o que é a  medula...falou-nos sobre os ossos...o sangue...



e também como é feito o transplante de medula, que só as pessoas com mais de 18 anos é que podem fazer e devem ser pessoas saudáveis. Ser dador é ser solidário...amigo é ajudar quem precisa de nós.
e os cuidados a ter depois do transplante.nós fizemos um bloquinho com caneta para oferecer à Mãe da Sara, para a acompanhar no seu trabalho diário no hospital e também lhe dizer que gostámos muito desta visita aprendemos muito...
obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário