domingo, 30 de dezembro de 2012

a auto-avaliação

 "nunca sabemos tudo" disse o João Ribeiro numa das nossas conversas. 

"Então vamos lá saber o que é que temos que aprender/ saber!" , propôs a Cristina 
Competência
cumprir regras  (Tiago)
quando magoou alguém consigo pedir desculpa e resolver o problema a conversar (Isabel)
respeitar os outros (Henrique F.)
ouvir o que os outros têm para dizer ou contar (Márcio)
aceitar as opiniões dos outros (Alice)
ajudar os outros (Isabel)
começar e acabar os trabalhos  (Diogo G.)
arrumar o que desarrumo (Henrique F.)
partilhar brinquedos  e materiais (Isabel)
cumprir o que me propus a fazer no  plano do dia/plano de atividades (Diogo G.)
ser responsável na casa de banho (pôr o papel no lixo, puxar autoclismo, lavar as mãos e fechar a torneira) (Isabel)
fazer uma tarefa (Márcio)
vestir-me e despir-me
comer sozinho (a)
fazer conjuntos
escrever os números até 20 (Ricardo D.)
contar até 30 (Isabel)
registar o que estivemos a fazer na área matemática  (Margarida)
fazer padrões (Isabel)
pôr por ordem o cuisinaire (crescente e decrescente)  Mauro
Conhecer as figuras geométricas   (Madalena)
fazer as figuras geométricas no geoplano (Margarida)
fazer contas (Margarida)
arrumar os livros por ordem (numérica)
utilizar os livros e trata-los bem (Isabel)
procurar nos livros o que quero saber quando estou  a fazer uma pesquisa (Isabel)
pôr o dedo no ar para falar e esperar pela minha vez (Margarida)
Contar/inventar uma história (Afonso Martins)
Fazer rimas (Margarida)
procurar palavras nos ficheiros e copia-las (Isabel)
Construir uma lista de palavras (Afonso P.)
Escrever o meu 1º e ultimo nome (Mariana)
Conhecer as letras (Afonso Gois)
copiar  um texto no computador (Gabriela)
encontrar num texto letras iguais (Henrique)
quando quero fazer um desenho, vou buscar os materiais – folhas, lápis…
começar e acabar um desenho e arruma-lo na caixa (Constança)
Cantar
Conhecer o nome dos instrumentos musicais
Correr
Saltar
Andar ao pé-coxinho
Distinguir a esquerda da direita
o meu nome completo e a minha idade
a minha morada
O nome dos meus Pais
marcar o calendário e dizer que dia é hoje (Afonso P.)
O nome dos dias da semana
pesquisar na internet (Inês M.)
fazer uma experiência no laboratório (Margarida)
medir a temperatura com o termómetro da sala  (Diogo G.)


agora temos uma grelha com tudo aquilo que dissemos.  Cada um de nós tem uma grelha no portfolio e fomos ver o que é que já conseguimos fazer/saber , marcámos uma bolinha naquilo que já conseguimos (auto-avaliação).



1 comentário:

  1. Muito bem. Uma forma séria e adaptada à vossa idade de maneira a conseguirem perceber naquilo em que são melhores. Na escrita, nos números, nos desenhos...
    Sim, porque estão a ficar uns crescidos.

    ResponderEliminar