exploramos os blocos lógicos, que são pequenas peças geométricas, criadas na década de 50, pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são adequadas para que as crianças exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstracto.
Um conjunto de blocos lógicos é constituído por 48 peças que se classificam de acordo com as seguintes características:
Cor: azul, vermelho e amarelo;
Espessura: grosso, fino
Tamanho: grande e pequeno
Forma: quadrado, rectângulo, triangulo e círculo
Este material tem como objectivo ajudar as crianças a desenvolverem conceitos lógico-matemáticos, de correspondência, classificação, seriação, lógica e geometria. É fundamental que, antes de qualquer actividade estruturada, as crianças tenham oportunidade de explorar livremente todas as peças de modo a construírem livremente objectos, relacionados com as suas vivências dando azo à sua imaginação.
O trabalho com blocos lógicos ajudou-nos a classificar formas, ou seja, juntá-las por semelhanças ou separá-las por diferenças de acordo com as cores, as formas, as espessuras e o tamanho.
A classificação é uma estrutura lógica que no caso da geometria está relacionada com a formação das noções das figuras, formas geométricas e de suas propriedades.
A actividade de apresentação e exploração dos blocos foi muito participada e todos aderiram com interesse.
E a partir das classificações que fomos fazendo exploramos a noção de conjunto e sub-conjunto, quantidade, forma, espessura, tamanho.
no final registámos o que estivemos a fazer...
Adoro blocos lógicos! Fazem tantas descobertas, aprendem tanto e mais uma vez a brincar se vai crescendo :D
ResponderEliminarMãe da Bé